“Tintagens”

CATALOGO EXPO_pg1

Kiki Lima

Pintor contemporâneo de Cabo Verde, nascido na ilha de Santo Antão, em 1953, inicia-se nas artes plásticas em 1969 em pintura e, mais tarde, em escultura.

Ingressa na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1985 para cursar Design de Comunicação até 1990.

Além de pintor, escultor e designer, Kiki Lima é também compositor e intérprete.Talvez por isso a sua obra, expressionista e de grande luminosidade, pareça reproduzir o alegre e, ao mesmo tempo, morno sentimento musical do  Arquipélago de Cabo Verde. Esta sua vertente artística como poeta/cantor, deixa-nos espreitar nas telas uma alegria popular muito vincada em conversas de rua, mercados, recantos e danças quase sentindo os sons das coladêras com ritmos únicos que já contagiam o mundo.

O retrato pictórico recriado e recomposto do quotidiano urbano e rural das ilhas, é a sua linha mestra – rotinas de festa e trabalho observadas num expressionismo de cores a quem o pintor imprime movimentos quase cinéfilos por via de uma fluidez cromática rara, sempre com grande acento nostálgico.

O artista plástico cabo-verdiano, Kiki Lima, alcançou merecido sucesso com centenas de exposições realizadas em vários países.

No convite que o Espaço Tintos & Tintas, endereçou a este grande artista,incluímos a esperança de que a união dos povos tem mais e melhores possibilidades de sucesso através de intercâmbios culturais.

João Maria Lopes

This entry was posted in . Bookmark the permalink.