V Puro

V Puro

Uma história de vinho puro…

“Este projeto nasceu do nosso desejo de criar vinhos distintos com base no rico património de castas nacionais. A escolha recaiu na busca de vinhedos antigos da casta Baga e o projeto V puro materializou‐se com a descoberta de vinhas velhas com idades compreendidas entre os 80 e os 120 anos, plantadas no coração da paradoxal D.O. Bairrada. O cenário parecia assentar perfeitamente às nossas aspirações, quando foi consubstanciado pela descoberta dos vinhos artesanais, das décadas de 70, 80 e 90 que nasceram das mesmas vinhas.

O vinho “Outrora” Clássico Bairrada começou a ser desenhado na colheita de 2009, sendo a sua elaboração um tributo às vinhas centenárias, matriarcas da região e testemunhas de outros tempos. A selecção das uvas mais ricas da casta Baga de uma pequena vinha, que entretanto comprámos para salvar do arranque, dá origem ao Outrora. A pisa a pé em lagares e o longo estágio em madeira e em garrafa moldam estas uvas num vinho pleno de complexidade, corpo, frescura e longevidade.

Nestas pitorescas vinhas também há lugar para os brancos (da casta Bical maioritariamente), embora perdidas no meio das videiras de Baga, em 2012 lá conseguimos juntar uma pequena quantidade de uvas brancas para dar origem a um vinho quase virtual, pela sua pequena quantidade, a que chamámos Aliás.

Pelo facto de acreditarmos que a Baga é uma casta versátil e rica em facetas mais delicadas, em 2013 selecionámos as uvas das zonas mais frescas da vinha para elaborar um vinho em que as palavras de ordem seriam frescura e elegância. Surgiu assim o Aliás tinto, também este fermentado em lagar com pisa manual, mas com um estágio mais curto. Mais aberto de cor, com fruta delicada e taninos finos, acidez fresca e uma enorme profundidade.

A Bairrada é um mundo maravilhoso de sabores frescos e intensos. A influência Atlântica no clima mediterrânico, combinada com os solos argilo-calcários e as suas castas nativas, cria vinhos únicos.”

Os enólogos
Nuno do Ó & João Soares

Ver Vinhos

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>