Reguengo de Melgaço

Retrato - 8

“História do Reguengo de Melgaço”
O Reguengo de Melgaço situa-se em Paderne, concelho de Melgaço. Os seus limites actuais cobrem apenas parte dos limites originais da propriedade, dado mudanças várias terem ocorrido ao longo dos séculos.
Em tempos idos diversos produtos agrícolas eram produzidos no Reguengo de Melgaço incluíndo uva e vinho da casta Alvarinho. Actualmente a propriedade está integralmente devotada à produção de vinho Alvarinho.
Propriedade que era de famílias aristocráticas feudais, era ali que a população de Melgaço pagava a dízima. É este facto que justifica a dimensão dos lagares e canastros existentes na Quinta, bem maiores do que seria necessário para armazenar e transformar a sua produção.
As vinhas e o “terroir”
As novas vinhas foram plantadas de acordo com as técnicas e métodos apropriados para a casta Alvarinho, ajustados às condições edafo-climáticas próprias do Reguengo de Melgaço. Os trabalhos tiveram início em 1997. As vinhas são 100% Alvarinho, a casta nobre da região.
A adega
A adega é composta pela área de vinificação, área de armazenamento, um pequeno laboratório, uma sala de prova e uma área administrativa. A adega foi construída com materiais de elevada inércia térmica de modo a limitar as variações de temperatura ao longo do ano.
Enoturismo – Hotel Rural
O solar, rodeado de vinha, foi restaurado e adaptado à sua nova condição de Hotel Rural.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>