Adega da Caridade

RE_QCar_008 - Elan Web

Vinho “Adega da Caridade” – Quinta da Caridade 

A Quinta da Caridade é uma propriedade familiar que remonta a meados do século XIX. Nos seus 50 hectares, concilia a produção do vinho com a fruição do espaço e da natureza, utilizando-os enquanto espaço de lazer e descanso.

Situada entre os concelhos ribatejanos do Cartaxo e Azambuja, na freguesia de Pontével, “tão antiga como Portugal, se não mais”, onde se conhecem vestígios de presença humana desde a pré-história. É nesta harmonia geográfica que assenta a riqueza das suas terras, e se desenvolve uma vertente vinícola com 1 hectare de exclusividade. A partir de 3.500 videiras, a Adega da Caridade produz 4000 garrafas com um conjunto de virtudes que despertam os sentidos de quem tem o privilégio de provar. O vinho Adega da Caridade é o resultado do cuidadoso trabalho de uma vinha que reúne as castas Cabernet Sauvignon, Aragonês e Trincadeira, tendo já conquistado prémios como o Recommended Wine Leaf, do Wine Masters Challenge 2008. A aposta na qualidade, com a convicção de ser esse o único caminho a trilhar, evidencia-se nos cuidados de que é objeto a própria vinha, de forma a garantir uvas de qualidade superior. As castas são as mais adequadas ao solo argiloarenoso e à tradição regional, onde todas as fases de cada campanha são assistidas como elevado rigor, desde a primeira poda até à vindima, ainda realizada de forma manual, contando com a colaboração do enólogo Alcides Rocha.

Antes da vertente vinícola, a Quinta da Caridade especializou-se em atividades agropecuárias, privilegiando a criação equina, dedicando-se à formação de pastagens e produzindo, simultaneamente, frutos secos e citrinos. Alexandre Calheiros Ferreira, proprietário da quinta, é criador desde 1985, com uma ligação aos cavalos que remonta à sua infância. A coudelaria tem apresentado consistentemente Lusitanos premiados em Portugal e no estrangeiro pela beleza, funcionalidade e nobreza de carácter, nas suas vertentes de lazer e tauromaquia.

É neste contexto de biodiversidade que nasce o vinho da Adega da Caridade, com um tinto de cor granada profunda e sabor persistente. A importância da paisagem e do contexto rural é realçada nos rótulos da Caridade, com aguarelas exclusivas do pintor António Saiote, artista plástico alentejano com um olhar muito especial sobre as nossas raízes rurais e no qual perpassa toda a paixão pelas paisagens do campo português.

Lista de Obras

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>