A galeria onde telas se cruzam com copos

card_Tintos_e_Tintas

Três amigos abriram um novo espaço no centro de Lisboa para conciliar as artes plásticas com as artes do vinho. Chama-se Tintos e Tintas.

João Maria Lopes e os seus dois sócios, João Aguiar e o filho, também João, partilham muito mais do que a coincidência do nome próprio. Além de uma longa amizade, os três partilham há muito a paixão pela cultura e, em especial, pelas artes plásticas. Um entusiasmo que decidiram agora converter numa galeria, mas com a ambição de ser mais do que um simples espaço onde se exibem telas e pinturas. Tintos e Tintas nasceu assim para ser um espaço onde as artes se cruzam com um parceiro inesperado: os vinhos. A ideia “é ter um espaço de convívio onde as pessoas possam ver trabalhos de artistas novos ou consagrados, mas também falar sobre arte e cultura, ao mesmo tempo que provam um vinho”, explica João Maria Lopes. Ou, por outras palavras, “queremos que desfrutem o vinho e se embebedem com a arte”, reforça. E foi movidos por esse lema que os três sócios e amigos abriram as portas do novo espaço no centro de Lisboa, na vizinhança da Gulbenkian, no início de Julho.

Cumprindo o conceito do novo espaço, a galeria estreou-se com dois convidados especiais. Do lado das ‘tintas’, as várias pinturas e desenhos têm a assinatura do moçambicano Roberto Chichorro, um dos mais conhecidos artistas de Moçambique (ver caixa) – uma escolha que se justifica também pela longa amizade entre João Maria Lopes e o pintor moçambicano. E, do lado dos ‘tintos’, o vinho veio da minhota Quinta do Ermízio, com uma selecção em que a casta Alvarinho foi a protagonista. “Porque os vinhos também têm arte”, explicam os fundadores da galeria: “há um artista na criação do vinho, no desenho da garrafa, há cores, padrões e características a apreciar, como numa tela”.

continuar a ler in Diário Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>